Qual o melhor regime tributário para minha empresa. Pagamento de impostos. Sonegação fiscal

Qual o melhor regime tributário para minha empresa?

No Brasil, nem sempre é fácil a escolha entre os regimes tributários. São eles: lucro real, lucro presumido e o simples. Cada um deles tem algumas vantagens dependendo da espécie de empresa.

Ao contrário do que normalmente é comentado, o Simples, que unifica e facilita o pagamento de impostos, pode não ser o modelo ideal para aspequenas e médias empresas. Isso ocorre em negócios com margem de lucro muito reduzida ou em busca de créditos tributários.

Portanto, conforme observa o especialista da Marcelo Segredo Assessoria Jurídica e Empresarial Dr. Michel Moral “Os empresários não devem ser iludidos pelo seu contador, que muitas vezes tenta empurrar o Simples por ser muito mais prático para o seu trabalho. O ideal, antes de tomar qualquer decisão, é analisar outras opções”.

Muitas das pequenas empresas que ultrapassam o limite do faturamento anual permitido no Simples e não querem perder os benefícios deste regime, tentam algumas manobras ilegais como, por exemplo, abrir novas empresas para diluir o faturamento entre elas, fazendo com que elas troquem mercadorias e mão de obra, sem fazer o devido registro.

O que o empresário te que ter em mente é que a linha divisória entre a sonegação fiscal e o planejamento tributário é muito tênue. Em casos como o citado acima, se o Fisco descobrir a manobra, haverá uma autuação de forma imediata. Por isso, às vezes o melhor caminho pode ser ir para outro regime tributário.

A opção por cada regime tributário ocorre no mês de janeiro e a cada ano deve ser feita uma nova bateria de estudos. Além disso, empresas que acabaram de iniciar suas atividades, devem analisar as tendências do seu mercado, dos gastos em geral e das leis. Por sua vez, as empresas que estão no marcado já há algum tempo, devem realizar estudos de seu último ano fiscal, a fim de avaliar se ainda está no caminho mais vantajoso.

Quer saber mais? Então entre em contato conosco e agende uma reunião com um de nossos especialistas.

Tel: (11) 3105-5218

E- Mail: marcelo@marcelosegredo.com.br

Facebook: https://www.facebook.com/marcelosegredoassessoria?fref=ts

Compartilhar